23 de abril de 2009

Eleições para o DCE - O sujo e o mal lavado


Ontem, dia 22 de abril passaram na minha sala de aula, as chapas inscritas para a eleição do DCE gestão 2009/2010.

Primeiramente a Chapa 2 se apresentou e verbalizou suas propostas para a sua gestão. O ponto principal foi a questão das bolsas que a reitoria fornece ao DCE, que acaba implicando em uma gestão mais tendenciosa. O DCE que viria para defender os estudantes acaba ficando à mercê do reitor e de sua vontade. Mas o foco logo se tornou outro quando, pressionada, uma acadêmica disse entre seus colegas que não fazia parte da chapa, embora seu nome estivesse ali. Tal conversa chegou aos ouvidos do candidato a presidente, e o mesmo demonstrou surpresa ao saber de tal fato! Não sabe se sabe se ele apenas demonstrou ou se estava realmente surpreso. Ora, essa chapa gosta mesmo de invadir, não é?



Logo após a saída da primeira, entra a segunda chapa, a Chapa 1. Qual foi o meu espanto de ver o acadêmico Renato dizer que era o presidente da gestão atual!? Lembro-me muito bem do acadêmico Carlos Henrique, mais popularmente conhecido como Kaike, indo defender sua chapa vencedora Além do Horizonte como presidente. Como assim o Renato é presidente? Houve uma troca e os estudantes não ficaram sabendo? Lendo o panfleto de propostas da chapa 1 verifico que o "Kaike" concorre novamente a presidente do DCE. Não por acaso, renunciou ao cargo parase reeleger! São verdades assim que esta chapa defende? Será por isso que o estudante Kaike não se juntou aos colegas de chapa na hora de defender suas idéias?!


Questionada sobre a questão das bolsas fornecidas pelo DCE, assunto o qual passaria despercebido caso dependesse da intenção dos participantes da chapa 1, afirmaram ser a favor. O argumento utilizado foi o fato de serem como "trabalhadores da Univali", pois disponibilizam seu tempo para estar envolvidos em questões referentes à instituição. O que me faz crer que sendo trabalhadores da Univali, a prestação de contas jamais será feita aos estudantes...


Fim das apresentações. Como diz o Legião Urbana: MAIS DO MESMO. Todo ano são faladas as mesmas coisas. Todo ano a questão da bolsa é levantada. Todo ano as chapas reclamam que as pessoas concorrentes ao DCE vão às salas somente uma vez por ano, só reaparecem no ano seguinte para pedir voto; sem levarem o esclarescimento ao estudante que passar de sala em sala durante a gestão é proibido pelo reitor. Todo ano são as mesmas ladainhas.


Quem quiser votar escolha entre a chapa suja e a mal lavada e exerça seu direito nisto que chamamos de democracia!


Eu juntamente com mais de 10 mil estudantes não votaremos, não participaremos desta instituição que acredito estar falida (literalmente já que nunca conseguirá pagar os R$100 mil que deve), contra os menos de 3 mil estudantes votantes.


----



Acontece hoje, dia 23 de abril, as eleições para o Diretório Central dos Estudantes da Univali Itajaí. As chapas inscritas são a DCE de Verdade, Chapa 1; e a Nós vamos invadir sua praia, chapa 2. Para votar é necessário um documento com foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário