20 de abril de 2009

Feio? Olhe pro seu umbigo primeiro.


Havia uma garota, recém-casada no auge de seus 18 anos, de mala e cuia indo morar no Rio de Janeiro. A gaúcha loira, de olhos verdes estava animada com a nova vida, e principalmente com a espectativa de ter controle sobre sua nova família. Havia casado com um militar e desde já se preparava para o período caótico que é ficar longe de pessoas queridas e parentes.
Certa vez recebeu a visita de sua mãe, cerca de 6 meses depois de fixar residência na Zona Norte do Rio. Após sua mãe retornar ao Rio Grande do Sul, a tal garota dirigindo-se a uma mulher já mais velha, mineira e que morava no Rio desde sua adolescência, disse:
"-Minha mãe ficou impressionada de como aqui tem gente feia! As pessoas daqui são horríveis!"
A mineira espertamente respondeu:
"-Sua mãe ficou impressionada na quantidade de gente feia que tem aqui ou na quantidade de gente preta? Porque não vai me dizer que sua mãe acha bonito uma menina de 18 anos pesar 120kilos! Até cegueira de mãe tem limite!"
Sem querer entrar no mérito da questão, mas já entrando, por diversas vezes ouvi catarinenses, paranaenses e gaúchos dizerem que jamais, por motivo algum, deixariam suas terras pra viver em outros estados, tamanha a feiúra dos que não são sulistas. A visita dos estudantes a outras cidades por motivo de Conferências, Seminários, Bienais, levam essas pessoas à crença de que só é belo o padrão europeu tão fortemente encontrado nas ruas do Sul. É como se a simples presença do olho azul ou verde, do cabelo liso, garantisse beleza a alguém.
Parece clichê demais dizer que em todos os lugares, de norte a sul do Brasil, coexistem em um mesmo território pessoas feias e bonitas? Parece óbvio demais ressaltar que em todos os estados podem ser encontradas pessoas feias e bonitas? Pareceria repetitivo dizer que a beleza é muito mais um conceito interno adquirido do que atributos físicos relativos à pessoa de quem se trata? Com certeza, né?! Então não vou me ater a estes pontos, porque acredito que o meu leitor é inteligente o suficiente pra saber disso sem ninguém precisar explicar.
Convido a todos sulistas e não sulistas a darem uma passeadinha pela zona rural destes três estados, e assim quem sabe, rever seus tão incontestáveis conceitos de beleza.
Ah... a musa da foto é a Nicole Kidman. Linda.

2 comentários:

  1. Amei. Consigo encontrar gente bonita e feia em todos os lugares e dependendo do ângulo, isso aumenta ainda mais.Felzimente consigo ver beleza nos divesos "tipos" e também tenho orgulho de dizer que já me envolvi com diversos tipos de aparecias. Viva o diferente....

    ResponderExcluir
  2. Show de bola Gio !!
    Está de parabens !!
    Ótima visão essa sua !!
    Bjoosss
    ;*******

    ResponderExcluir